Todos sabemos que o LinkedIn é uma das principais redes sociais para fazer negócio. E isso implica em prospecção. Mas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar os filtros do LinkedIn.

E explorar o máximo dos filtros do LinkedIn pode ser o que faltava para você aumentar a sua velocidade de prospecção.

Então, acompanha este artigo até o final que você vai aprender todos os “segredos” desse simples recurso.

Tudo começa no campo de pesquisa

Filtros do LinkedIn - Barra com campo de pesquisa

Sua prospecção começa no campo de pesquisa da imagem acima. Mas, você não vai digitar nada ali, por enquanto.

Ao clicar em cima do campo, algumas opções aparecerão para você, como “Pessoas”, “Empresas”, “Grupos”, “Vagas”, etc.

Filtros do LinkedIn - Barra com campo de pesquisa extendido

Aqui começa algumas dicas na hora de prospectar. Em primeiro lugar, mesmo que você venda para outras empresas, você vai negociar com uma pessoa.

Portanto, a sua busca será sempre por pessoas e não por empresas. Além disso, o filtro de pessoas é muito mais completo. Afinal, é no perfil da pessoa onde estão as principais informações do LinkedIn.

Ao clicar na opção “Pessoas”, o LinkedIn o levará à interface de filtros para encontrar as pessoas que você está buscando. No entanto, na primeira tela, nem todos os filtros estão aparecendo. Você precisará clicar na opção “Todos os filtros”

Filtros do LinkedIn - Exemplo de todos os filtros de pessoas

Agora sim, você tem à disposição todos os filtros de pessoas e poderá explorá-los da melhor forma possível.

Filtros do LinkedIn - Exemplo de todos os filtros de pessoas

Como usar os filtros de pessoas

Muito bem, você tem à disposição uma série de campos que deverão ser usados conforme o seu nicho de mercado.

Sim, antes de usar esses filtros, é importante que você tenha bem definido o perfil de pessoa que você está buscando. Vou deixar aqui a sugestão para ler este artigo que mostra a importância em definir um nicho para o seu negócio.

Por exemplo, aqui na Resultados Previsíveis, usamos os filtros de “Localidades”, “Setores” e “Cargo”.

Localidades: “Porto Alegre e região”

Setores: “Serviços financeiro”

Cargo: Sócio

Esse é um exemplo que vai listar para mim os sócios de empresas que trabalham com serviços financeiros.

Por que isso? Justamente porque esse é um dos setores que mais tem se beneficiado com nossa solução e quando fazemos as vendas, normalmente conversamos diretamente com os sócios.

No seu caso pode ser diferente. Em vez de conversar com o sócio, faz mais sentido conversar com um gerente, etc.

Mas, voltando ao exemplo anterior, esse filtro vai retornar muita empresa que não faz sentido para o meu negócio, mesmo que esteja dentro do setor de serviços financeiros.

Além disso, não é só com sócio que nós queremos falar. No nosso caso, vale também diretores de venda, por exemplo.

E como usar os filtros do LinkedIn para especificar ainda mais a sua busca? Esse é o papel dos filtros booleanos que discutiremos na próxima seção.

Como usar os filtros booleanos

Os filtros booleanos servem para quando você precisa filtrar as pessoas com mais especificidade.

Você vai precisar disso. Caso contrário, você encontrará muitas pessoas que não estão relacionadas com a sua busca, o que é normal.

Antes de apresentar formalmente o funcionamento desses filtros, vamos para a prática.

Imagine que eu esteja buscando conversar apenas com sócios ou diretores de venda, mas não pode ser diretor financeiro. Para isso, no campo cargo você vai digitar o seguinte:

(socio OR diretor) AND (vendas OR comercial) NOT financeiro

Filtros do LinkedIn - Busca booleana no cargo

Agora vamos para a explicação técnica desses elementos.

OR, AND, NOT e PARÊNTESES

Vamos começar “traduzindo” os termos da pesquisa. Com os termos que pesquisa anteriores, é como se disséssemos ao LinkedIn o seguinte:

LinkedIn, quero qualquer texto (do cargo) que:

– Tenha as palavras socio OU diretor;

E, tenha as palavras vendas OU comercial;

E NÃO TENHA a palavra financeiro

Vamos começar pelos PARÊNTESES. Nós os utilizamos para especificar uma lista de termos. No nosso exemplo, temos duas listas. A primeira eu deixei os termos mais genéricos de cargo.

Na segunda deixei os termos das áreas dos cargos. Por exemplo, se eu quiser adicionar os gerentes na busca, ficaria (socio OR diretor OR gerente).

Usamos o OR (OU, em português) para representar uma ADIÇÃO. Ou seja, na pesquisa acima, dissemos ao LinkedIn que queremos buscar sócio OU diretor.

Já o AND (E, em português), usamos para restringir a pesquisa. Na nossa pesquisa, dissemos que queremos buscar sócios ou diretores, MAS tem que ter os termos vendas ou comercial junto.

Por último, o NOT. Ele tem a mesma função de limitação do AND, mas ao invés de querermos que um determinado termo ou uma lista de termos esteja presente no texto, usamos o NOT quando NÃO queremos que um termo ou a lista de termos apareça nos resultados.

No nosso caso, dissemos ao LinkedIn que NÃO queremos que o termo financeiro apareça no cargo da pessoa, já que não nos interessa conversar com diretores financeiros.

Só posso usar a busca booleana no cargo?

Não, em basicamente todos os campos de texto você pode aplicar a busca booleana. No entanto, os campos mais usados são o “cargo” e o próprio campo de pesquisa do LinkedIn.

Filtros do LinkedIn - Exemplos de campos que podem usar a busca booleana

Qual a diferença entre os dois campos? No cargo, as regras serão aplicadas apenas ao texto que o usuário coloca no cargo.

No campo de pesquisa, as regras serão aplicadas a qualquer texto que esteja no perfil do usuário, a exemplo de título, cargo, descrição, instituições onde ele estudou, etc.

Então, fica a dica e use a criatividade!

Conclusão

Muito bem, vimos neste artigo um passo a passo de como utilizar os filtros do LinkedIn para você acelerar sua prospecção.

Espero que essas dicas tenham sido valiosas para você. E, se você quiser dar um passo adiante na sua operação de vendas, nós podemos ajudar.

A Resultados Previsíveis tem ajudado dezenas de empresas B2B a organizar e colocar em prática operações de vendas de alto desempenho.

Se você quiser entender como podemos te ajudar, clique aqui. Teremos o maior prazer em entender os seus problemas e propor uma solução para eles.

Um grande abraço e até a próxima!

About Gustavo Rezende Krüger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *